segunda-feira, 6 de junho de 2011

Plano de aula - História em quadrinhos

Tema :
 Linguagem verbal,  não verbal  e mista, especificidades e características do gênero textual – história em quadrinhos.
Objetivos


·         relacionar linguagem verbal e não verbal;
·         conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição, estrutura e sua finalidade; 
·         diferenciar os tipos de balões que dão voz aos personagens das histórias em quadrinhos;

·         compreender o significado das onomatopeias;
·         Manusear gibis e levantar as características recorrentes no gênero história em quadrinhos;

·         Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não-verbal.
·         conhecer alguns  personagens que fazem sucesso nas histórias em quadrinhos infantis;

·         Produzir uma história em quadrinhos

Duração das atividades
3 aulas de 90 minutos cada.

Encaminhamentos
1ª aula

Conceituar:

Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.
Existem diferentes tipos de linguagem: a fala, o gesto, o desenho, a pintura, a música, a dança, o código de trânsito, as placas, tudo isso é linguagem.
Cada tipo de linguagem apresenta uma unidade básica diferente

Linguagem verbal –  é aquela cuja unidade básica é a palavra.
Já a linguagem não-verbal tem unidades diferentes da palavra, como gesto, as imagens, desenhos, nota musical e etc
Existe também a linguagem mista, que combina linguagem verbal e não verbal.


Utilizar  uma apresentação de slides que exemplifica linguagem verbal e não verbal


- Mostrar um exemplo de linguagem mista história em quadrinhos, distribuindo gibis da turma da Mônica .
Explicar a eles que o autor das histórias em quadrinhos da Turma da Monica é Mauricio de Souza, um grande quadrinhista brasileiro.
Contextualizar a produção, fazenda a leitura de sua biografia e a trajetória na produção de Hqs do autor. Através de vídeo.


Biografia:
“Turma da Mônica com Mauricio de Sousa – Parte 1”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SbCHs4n9u1w>.
“Turma da Mônica com Mauricio de Sousa – Parte 2”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=G9pl2aGJiIc&feature=related>.













- Explicar as características das histórias em quadrinhos
A linguagem dos balões das HQs
 Levar os alunos a perceberem que  nas histórias em quadrinhos as falas das personagens vêm circunscritas por balões. Dentro dos balões também podem vir imagens, sinais de pontuação ou símbolos. Os balões mudam de formato dependendo da maneira que a personagem se expressa (por meio de fala, pensamento, grito, sussurro...) ou da emoção que demonstra (surpresa, alegria, raiva, medo, cansaço, etc.).


Onomatopéias
Outra característica das histórias em quadrinhos é o uso de onomatopéias  Que significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana .

Após apresentar alguns elementos da linguagem dos balões  das HQs e algumas onomatopéias  solicitar aos alunos que utilizando os gibis:
a) copiem em seus cadernos as onomatopéias e interjeições encontradas e, ao lado ou embaixo delas, identifiquem o som ou o ruído expresso pela onomatopéia e os estados emocionais revelados pelas interjeições.
b) procurem diferentes formatos de balões, copiem-nos para o caderno, de forma ampliada, e expliquem o  que cada um indica.
 2ª aula
- Interpretar uma história em quadrinhos

3ª aula
- Produção de uma história em quadrinhos no laboratório de informática utilizando o aplicativo Hagaquê , a qual será exposta na escola.
Recursos utilizados

Apresentação em multimídia
“Turma da Mônica com Mauricio de Sousa – Parte 1”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SbCHs4n9u1w>.
“Turma da Mônica com Mauricio de Sousa – Parte 2”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=G9pl2aGJiIc&feature=related


Miranda, Claudia, Aprendendo sempre: letramento e alfabetização lingüística:1 e 2 ano de ensino fundamenta] Claudia Miranda, Vera Lucia Rodrigues. São Paulo.Ática, 2008. Aprendendo Sempre.Página 28.

Miranda Claudia. Aprendendo Sempre: língua portuguesa: 5 ano do ensino fundamental{ Claudia Miranda, Vera Lucia Rodrigues. São Paulo: Ática, 2008. Página 211.

Avaliação

A avaliação será diagnóstica e formativa e se dará  através da observação sobre a interpretação da linguagem verbal e não verbal, bem como na produção do gênero.

2 comentários:

  1. Gostei muito deste plano de aula vou usar na próxima semana. Obrigada e continue postando coisas legais!

    ResponderExcluir